Sunday, August 08, 2004

08 Ago 2004 - Roma [Castelo Santo D'Angelo, Pantheon, Piazza Navona, Campidoglio, Piazza di Spagna]

Ontem fiquei sabendo que o Papa não estava no Vaticano [parece que estava no norte da Itália descansando], logo não estaria lá para celebrar a missa desse domingo pela manhã. Tinha planejado acordar às 9 am porque a primeira missa começava às 9:30 am e a missa das 10:30 am é aberta a todos. Bom, acordei já era quase essa hora. Paolo então me deixou na Piazza del Risorgimiento para que eu fizesse o passeio pelo Vaticano com mais calma e nesse ínterim ele ía à casa de seu irmão resolver umas coisas.

Tentei explorar um pouco mais cada estátua, cada detalhe de San Pietro. Cheguei a ouvir parte da missa dentro da Basílica, fui à área de confessionário [penitanzza]. Ao pedir informação se poderia entrar na área, me deparo com um angolano e logo depois ele me apresenta um seminarista brasileiro. Fiquei conversando com eles um bom tempo e em português. Que ótimo! Depois disso, entrei na área reservada para a redenção de seus pecados e dentre os confessionários em funcionamento, tinha um em português com second language em espanhol e italiano. Os rapazes me disseram que o padre era brasileiro mesmo, então me dirigi ao confessionário. Pela 1a. vez na vida fui me confessar e, por fim, minha penitência foi rezar 1 Pai Nosso e 3 Ave Maria, isso sem contar o sermão que levei do padre porque não vou a missa. Disse que eu tenho que ir pelo menos 1x por mês. Depois de redimida dos meus pecados e ter pago minha penitência, continuei minha caminhada pela Basílica. Pensei em voltar à Cúpula hoje, mas o tamanho da fila desanimou e decidi deixar pra amanhã.


San Pietro, Vaticano

Da Basílica rumei para o Castelo de Santo D'Angelo, que no original foi o mausoléu do Imperador Adriano. Entrada de EUR 5, mas bem interessante esta "ruína" de 139 d.C., principalmente pelo visual quando se chega na sua parte mais alta... O visual do rio Tevere e suas pontes... Mesmo o visual da Basílica de San Pietro e os arredores do castelo... Muito belo!! Num momento de descanso às voltas no Castelo, o Paolo me liga pra saber por onde eu estava pra ele me buscar. Como o passeio já estava no fim, ele me esperou na entrada do Castelo.

De lá passamos em casa para pegar a moto e visitar outros pontos turísticos importantes de Roma.

Seguimos em direção à área da Piazza de la Rotonda. A caminho do Pantheon paramos no Sant' Eustachio Il Caffe tomar um tradicional café expresso italiano (maravilhoso!!) e achei café brasileiro lá. Hehehe... De lá continuamos a caminhada rumo ao Pantheon [Templo de Todos os Deuses]. Fiquei encantada e impressionada com sumagnitude. Sua abóboda é aberta. Quando foi planejado fizeram um projeto no qual, quando chove, não entra água dentro da antiga igreja. Como isso é possível, sinceramente eu não sei, mas é verdade. Muitas obras de arte dentro do Pantheon.

Saindo de lá, andamos pelas redondezas e depois fomos à Piazza Navona com a bela Fontana dei Fiumi e o Palazzo Pamphili, onde hoje está a Embaixada do Brasil em Roma. Ah, o Brasil também tem uma Embaixada dentro do Vaticano.

Fomos à Piazza del Campidoglio e Piazza Veneza, sendo a primeira feita por Michelangelo, que projetou seu calçamento e fachadas. Na Piazza Veneza encontram-se o Monumento a Vittorio Emanuele - Il Vittoriano [primeiro rei de Roma], o Museo e o Palazzo Venezia. Seguimos a pé em direção ao Foro Romano para agora explorá-lo por dentro. Fiquei encantada com as construções e ruínas lá preservadas. O sol estava demais. Entramos pelo lado leste do Foro e, de cara, vejo o Templo de Antonino e Faustina; em seguida o Templo de Romolo. Grandiosa a construção da Basílica de Constantino com seus imensos arcos. Mas tão grandioso quanto é o Arco de Tito no caminho da Via Sacra. Decidimos não subir ao Palatino, pois senão não haveria tempo pra ver outros locais importantes. Passei pelo Mercado de Trajano e Casa dos Cavaleiros de Rodes, que são também magnifícas construções.

Seguimos para a Piazza di Spagna caminhando por suas ruas até chegar à famosa Scalinata di Spagna. Show!! Infelizmente não estava toda florida, mas é muito bonita. Crianças, famílias, amigos, casais de namorados ficam horas ali sentados vendo a vida passar. A Fontana della Barcaccia também tem seu espaço disputado.

** Liguei para meu pai e meus avôs pra desejar Feliz Dia dos Pais!! Falei também com a Helen para avisá-la do horário de chegada amanhã em Atenas. **

Depois, já de moto, passamos pela Piazza del Popolo e pelo Campo dei Fiori. De lá, finalmente seguimos para a Fontana di Trevi na Piazza de Trevi. Magnífico!! Aproveitei para fazer meupedido e jogar minha moedinha na fonte. Na Piazza Quirinale, a fonte e o obelisco com as estátuas de Castor e Pólux são imponentes. Lá também se encontra o Palazzo del Quirinale, residência do presidente italiano Silvio Berlusconni. Passeamos também por Caracalla e Trastevere.

Por volta das 8:30 pm estávamos em casa, pois tínhamos um jantar na casa do Manfredi. A Sonya foi para a casa do Paolo e de lá seguimos os três para a casa do Manfredi. Um belo apartamento! A região me lembrou um pouco a Alto da Boa Vista no Rio. Os rapazes foram pra cozinha enquanto eu tentava conversar em italiano com Sonya. Depois chegou um outro casal de amigos, Caterina [polonesa, vive há 7 anos em Roma] e Marcos. O jantar foi bem divertido. Depois fomos todos até a casa do Paolo pegar a moto e dar um último "rolê" noturno por Roma. Depois nos encontramos com a galera na Piazza Navona para um drink, mas Paolo e eu não ficamos muito tempo porque já era mais de meia-noite e eu tinha que fechar mala pra voar no dia seguinte pra Atenas.

FOTOS DO DIA: #1 http://share.shutterfly.com/osi.jsp?i=EeANGbFm1aOGz24
#2 http://share.shutterfly.com/osi.jsp?i=EeANGbFm1aOGz4A

Fiquei quase 2 horas arrumando toda a bagagem e, então veio querer dormir junto comigo (quis aceitar a brincadeira do dia anterior de cada um dormir no seu lado da cama), só que eu tava meio p... com ele. Como eu já comentei, de vez em quando ele faz umas coisas que força a amizade, então literalmente eu dormi no meu canto e ele no dele. Ele veio querer se "achegar" e eu fingi já estar dormindo. Hahahaha... Ele deve ter ficado muito puto, mas me respeitou por completo, virou pro lado e dormiu. Talvez nenhuma ou muito poucas mulheres tenha sido assim com ele, ainda mais uma garota como eu, pois muitas da minha idade se interessam pela grana e etc. e eu não. Apesar dele ser um bon vivant e playboy italiano não era isso que me faria ficar com ele por puro oportunismo. Sinto dele, às vezes, uma necessidade de se exibir, de se mostrar um garotão, só que comigo ele se ferrou quando se metia a fazer isso. Das situações mais cômicas nestes 3 dias de convivência foi ontem que ele veio falar comigo no quarto só de cueca Calvin Klein [ele é saradão, todo malhado, então faz até jus a usar aquela cuequinha... hehehe...] e tenho certeza que ele pensou que eu ia tecer comentários pela indumentária, sobre seu porte físico atlético-sarado e eu o tratei como se estivesse usando uma burka. Hahahaha... Ah, homens... Às vezes vocês são uns estúpidos! Acho que eles não acreditam que sou mais inteligentes que eles, pensam que eu sou mais dessas garotinhas estúpidas, mas eu não sou não.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home