Saturday, August 07, 2004

07 Ago 2004 - Roma [San Pietro, Coliseo, Foro Imperial]

Acordei eram 2 pm. Realmente estava cansada e Paolo não quis me acordar. Fiquei meio p... porque tinha perdido parte do dia, mas no fim agradeci por ter me deixado dormindo porque tive o famoso jet lag. Ao levantar naturalmente encontro um bilhete dele e um celular para ligar pra ele. Liguei e, enquanto eu tomava banho, ele chegou.

Saímos de casa [de carro] e fomos para o Vaticano, que não dá 5 minutos da casa dele. Passamos pela Piazza del Resorgimiento e entramos no Vaticano pela Via de Porta Angelica. Quando entrei na Piazza San Pietro fiquei maravilhada com a proporção do que meus olhos viam. Incrível!! Nos dirigimos então à Basílica de São Pedro e ao entrar... Sem palavras!!! Não dá pra explicar a riqueza e imensidão da Basílica. E, logo na entrada, vemos a Pietá de Michelangelo. Belíssima!! Atualmente fica numa redoma de vidro pra proteger dos visitantes depois de um acidente. É difícil conseguir apreciá-la com certa calma e detalhe porque é muita gente se acotovelando, entrando na sua frente e bla bla bla. Demos um giro pela Basílica [tirei muitas fotos, mas não ficaram boas porque é escuro e ainda não tava me entendendo bem com a câmera digital] e realmente é impressionante a variedade de cores dos marmorés, do tamanho das pilastras, das esculturas, de tudo.

Feito isso, fomos para a fila da Cúpula [pra subir à cúpula da Basílica]. Ele pagou minha entrada de EUR 5 e subimos de elevador. Se não quisesse pagar nada, ia de escada, mas, amigo... Se eu fosse você não faria isso não porque é escada pra kct. Na verdade, você não chega na Cúpula e sim no "laje" da Basílica, na altura das esculturas dos "papas" [eu acho que sim; ou seriam santos?!] no alto e na frente da Basílica. Dali já estamos razoavelmente alto pra poder ter um certo panorama de Roma. Voltando... Quando chegamos na "laje" descobri que ainda tinha muito mais e aí tinha que ser a pé. Fomos para a grande Cúpula. Com o calor que estava, escada estreita, claustrofóbica, ia entortando conforme a forma da cúpula, tornava a subida fastidiante, enjoativa, cansativa... Quando enfim cheguei ao topo da Cúpula de San Pietro, cheguei à conclusão que o esforço era para pagar os pecados e a bela vista de lá de cima, a bença de Deus. Do alto da Cúpula da Basílica é possível ver toda Roma. O Paolo ia explicando cada monumento, prédio, região que íamos avistando de lá de cima. Infelizmente as baterias da câmera digital tinham descarregado rapidamente (não sabia que no primeiro uso o tempo de vida era curto) e eu gastei o filme de 24 poses da Nikon dentro da Basílica. Fiquei muito puta porque fiz aquele esforço todo pra chegar lá em cima pra não registrar nada (somente na minha mente), mas decidi que voltaria lá até segunda pra tirar todas as fotos que eu quiser. Hehehehe...


Descemos aquela infinidade de degraus e me senti um pouco mal quando chegamos na "laje" da Basílica. Acho que foi um mix de emoção, fraqueza (por estar praticamente sem comer), cansaço e muito calor. Tomei uma água e precisei sentar-me numa sombra para tentar me recompor. As pernas tremiam, a nuca doía, os olhos escureceram, mas fiquei bem. Pegamos o elevador e voltamos ao térreo da Basílica. Voltei a me sentir mal quando saímos da Basílica em direção à Praça de São Pedro, novamente sentei, mas já num dos pilares da Piazza. Saímos do Vaticano e paramos numa lanchonete para tomar um suco e comer algo porque o Paolo me forçou porque eu não sentia fome nem nada [acho que ainda foi efeito do jet lag].

Feito o lanche, pegamos o carro, voltamos pra casa pra pegar a moto, pilhas e filmes pra máquina, pois assim dá pra circular melhor por Roma. Eu tava meio apavorada porque eu tenho medo de moto, mas aos pouquinhos fui me sentindo mais segura [tudo bem que quando o Paolo começava a acelerar um pouco mais a sua Veradero eu dava-lhe uns beliscões, gritava... hahaha... coitado!!].


Eu e o Coliseo - Fiquei bem na foto hein?! Pode dizer...

Passamos por vários lugares e eu fui tirando fotos de ruas, prédios, monumentos até que chegamos ao Coliseu. Grandioso! Imponente!!! O Arco de Constantino, ao lado, também é belíssimo. Pagamos EUR 10 pra entrar no Coliseu e tirei inúmeras fotos. Básico! Que loucura! Como a que o Paolo queria que eu fingisse ser uma estátua sobre um pedestal no Coliseu. Hahahaha... Ele é muito divertido. Tirei foto de cada ruína, tudo que achei interessante. Impressionante a técnica dos "engenheiros" ou artistas daquela época, da capacidade de construir grandiosidades.

Saímos do Coliseu, tirei algumas fotos do Arco de Constantino, das ruas de pedra da Roma Antiga [onde tinham disputas de corrida de "charretes" - sei que não é esse o nome, mas eu não lembro o certo]. Seguimos em direção ao Foro Romano, mas pela hora não pudemos mais entrar [já eram 7 pm, mas tava tão claro e quente o dia], mas consegui tirar algumas fotos mesmo do lado de fora.

Voltamos pra casa, tomamos um banho e fomos buscar Alessandra e Mauricio [casal de amigos do Paolo]. Fomos jantar num restaurante bem típico fora de Roma, numa Comuna que agora não me recordo o nome. Tirando o tempo que ficamos perdidos pra chegar lá, mesmo assim na volta foi uns 40 minutos de "viagem". O restaurante é simples, mas lotado. Na entrada parece um açougue e você escolhe a carne que quer comer, o cara corta e coloca pra assar. Sandra e Mauricio são muito divertidos. Demos ótimas risadas apesar do Mauricio não entender muito bem inglês e eu entender menos ainda de italiano. Hehehe... Depois do jantar fomos para outra cidade (comuna), que fica na praia encontrar com uma prima do Paolo e amigas que tinham entradas para uma festa. Me lembrou muito o Rio com a moçada no calçadão andando, azarando e se preparando pra balada. Tentamos entrar na festa que a prima do Paolo chamou, mas estava simplesmente impossível de se pensar em entrar de tão lotado que estava na porta. Decidimos ir para uma outra casa noturna, ali perto porque era open bar e a Alessandra precisava fazer xixi urgentemente. Hehehehe... Ficamos um tempo e fomos embora porque eu não tava na menor empolgação pra balada, cansaço dos fortes.


FOTOS DO DIA: http://share.shutterfly.com/osi.jsp?i=EeANGbFm1aOGz0w

Sobre Paolo e eu, as coisas pareciam ir bem até chegarmos na praia. Estava até me tornando receptiva às suas investidas e carinhos, mas ele faz umas coisas que força a amizade, aí me faz perder o tesão. Tanto que na volta pra casa mal conversamos, vim meio que cochilando. Deixamos Alê e Mauricio em casa e seguimos nosso rumo. Cheguei em casa, fui pro quarto, tentei escrever um pouco sobre o dia de hoje ao som de Maria Rita. Ele passou no quarto pra me dar boa noite e boa noite mesmo! Hehehehe...


0 Comments:

Post a Comment

<< Home